sábado, 27 de Abril de 2024  09:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-12-2008

À disposição de toda a população


Anadia - Escola em ruínas vira sede de Associação

As obras avançam a bom ritmo e evidenciam a determinação em colocar o projecto em curso já no mês de Janeiro.

Falamos da desactivada Escola do 1.ºCEB de S.Lourenço do Bairro, que vai servir de sede à recém-nascida Associação Cultural e Caritativa de S.Lourenço do Bairro. Uma iniciativa de um punhado de residentes locais (Lurdes Ramalheira e marido António Gilberto Costa, Manuel Ribeiro Almeida e Leonildo Macedo entre outros), que querem trazer vida a este espaço, encerrado há alguns anos.

A JB, Lurdes Ramalheira, uma das moradoras mais dinâmicas do lugar e mentora da Marcha Popular de S.Lourenço do Bairro, revelou a intenção de preservar o imóvel que faz parte da história local e que se encontrava em avançado estado de degradação, mas também de ali colocar em funcionamento as secções cultural e caritativa da Associação.

Obras de vulto. Para a obra, contaram com o apoio da Câmara de Anadia, que disponibilizou 10 mil euros, insuficientes para a sua conclusão. Tendo em conta que as obras implicaram mexer no telhado, fazer pinturas interiores e exteriores, renovar todas as redes eléctrica e de água, construir sanitários, substituir toda a caixilharia, colocar novos pisos, têm contado com alguns donativos, de amigos generosos e de mão-de-obra voluntária.

Lurdes Ramalheira revela que está também a ser equacionada a realização de festas e iniciativas várias por forma a angariar mais dinheiro", já que a recuperação da escola é bastante cara. Para já fica a certeza do arranque de uma campanha de angariação de sócios com a mesma finalidade.

Actividades. A Marcha Popular da freguesia passará a ter neste local um espaço onde pode guardar todo o espólio que foi reunindo ao longo dos anos, criando uma espécie de museu onde guardará, para a posteridade, "recordações" de todas as marchas já idealizadas. Já os jovens do lugar, considerados peça fundamental na vida da associação, deverão ter aqui um espaço para si, já que ainda com as obras a começar (iniciaram-se em Outubro) levaram a cabo neste espaço, com muito sucesso, o tradicional Magusto.

Contudo, Lurdes Ramalheira avança que este será um espaço que vai estar "à disposição de toda a população".

No entanto, uma das secções que poderá vir a fazer história é a Caritativa. Uma secção que irá funcionar como elo de ligação entre as pessoas que querem dar e ser solidárias e aquelas mais carenciadas que precisam de ajudas várias.

"As pessoas vão saber que está aqui um local onde podem entregar roupas, mobílias, bens em bom estado que poderão ser necessário a outras pessoas que podem aqui vir buscar o que necessitam".

Neste momento, deixa um apelo à população para que esta colabore e se empenhe na concretização deste projecto.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®